Carreira Dev

31 out, 2014

Pesquisa revela que Apple está perdendo espaço no mercado de tablets

Publicidade

De acordo com uma pesquisa da IDC, o terceiro trimestre de 2014 apresentou um aumento de 11,5% nas vendas de tablets em todo o mundo. Entretanto, pouco a pouco, o Android está ganhando espaço e ocupando fatias que eram do iOS.

Entre julho e setembro de 2014, foram vendidas 54 milhões de unidades em todo o mundo. A Apple permaneceu como o principal nome, com a venda de 12,3 milhões de vários modelos de iPad, ocupando uma fatia de 22,8% do mercado. O número, porém, mostra uma queda de 13% no domínio desse segmento, com 1,8 milhões de aparelhos a menos.

tablets

Em seu lugar, estão aparecendo os tablets de baixo custo, que rodam o sistema operacional Android. Principalmente em mercados emergentes, marcas menores e dispositivos que custam menos de US$ 100 têm sido os destaques, roubando fatias do mercado dos maiores na mesma medida em que garantem a inclusão de muitos novos clientes nesse segmento.

No Brasil, o movimento é o mesmo visto no mundo dos smartphones. Por mais que os tablets de menor valor estejam saindo com cada vez mais frequência, eles ainda recebem menos atenção das empresas por gerarem pouca receita, devido à baixa margem de lucro. Por outro lado, essa categoria de aparelhos já começa a ser vista como uma boa porta de entrada para clientes que antes não tinham nenhum tablet e podem, no futuro, partir para soluções de topo de linha por gostarem da tecnologia e desejarem fazer mais com ela.

Além disso, segundo o TechRadar, a expansão do foco da Microsoft no Windows 8.1 e seu segmento de tablets pode acabar incomodando a Apple. A distância entre as duas empresas ainda é gigantesca, mas a fabricante de um dos principais sistemas operacionais dos PCs trabalha justamente com esse título para fomentar a convergência entre computadores e tecnologias mobile, com foco maior no mercado corporativo.

Uma evidência desse movimento é a Asus, que, de acordo com os dados da IDC, é o terceiro maior vendedor mundial de tablets, atrás apenas da Apple e da Samsung. A empresa obteve esse número, em grande parte, pelas vendas de notebooks conversíveis, cuja tela de toque pode ser usada tanto em modo convencional, com o teclado, como um tablet.

De acordo com os analistas, a situação ainda não é preocupante para que a Apple precise começar a se mexer, mas já exige atenção. Desde já, porém, a empresa parece estar agindo para abraçar mais e mais consumidores. Durante o evento de anúncio dos novos iPads Air e Mini, por exemplo, a companhia revelou também uma queda nos preços das versões atuais.

Com informações de Canaltech