Carreira Dev

21 abr, 2014

Pesquisa revela que 85% dos usuários do Windows XP não pretendem mudar de sistema

Publicidade

Uma pesquisa da Avast entre os usuários de seu programa de antivírus constatou que que boa parte dos usuários do já finado Windows XP não tem intenção de migrar para plataformas mais modernas.

windows-xp

Segundo o levantamento, referente ao mês passado, 23,6% dos 200 milhões de usuários do Avast ainda estão no XP, ou seja: 47,2 milhões de pessoas. Desde então, menos de 2% (940 mil pessoas) desses usuários já fizeram a atualização.

Os dados apontam que 21% dos usuários do Windows XP simplesmente não sabiam que o software seria aposentado pela Microsoft. Além disso, 85% dos entrevistados simplesmente não têm planos de realizar a migração para um sistema mais moderno.

A dica que a Microsoft deu para seus usuários foi a compra de um computador novo, se a máquina antiga não conseguir atender aos requisitos mínimos do Windows 7 ou 8. A resposta dos usuários foi pior nesse quesito: apenas 5% pensam em adquirir um computador novo. Outro número alarmante é que 27% das pessoas não planejam fazer absolutamente nada sobre isso.

A Avast recomenda para quem planeja ficar com o XP manter o antivírus atualizado e deixar de usar o Internet Explorer imediatamente. O navegador foi abandonado na versão 8 no XP e não terá mais atualizações, o que prejudica demais a segurança do usuário. Firefox e Chrome são alternativas melhores por receberem atualizações regulares.

Com informações de Olhar Digital