Agile

16 jan, 2017

Pesquisa mostra crescimento de agile e DevOps nas empresas

Publicidade

Quem trabalha com DevOps já percebeu o crescimento das metodologias do setor, e agora uma pesquisa da Coleman Parkes, chamada de “Accelerating Velocity and Customer Value with Agile and DevOps”, mostra o avanço do DevOps e do agile nas empresas.

De acordo com o levantamento, 87% das empresas entrevistadas já adotaram agile em algum nível, e 73% estão alavancando o DevOps.

Com relação à maturidade geral dessas práticas, as organizações que estão abraçando essas técnicas mais amplamente também estão vendo retornos maiores. No entanto, apesar da adoção generalizada, apenas um terço implementou uma ou outra prática amplamente, apontou o estudo.

[awprm urls=https://imasters.com.br/desenvolvimento/o-que-e-agile-testing/,https://imasters.com.br/desenvolvimento/devops/introducao-as-ferramentas-devops-para-sms-e-pos/]

A pesquisa, feita com 1.770 altos executivos de negócios e de TI, também investigou de perto os KPIs específicos que as organizações estão usando para avaliar como as iniciativas agile e DevOps estão se traduzindo em interações com clientes. Os usuários “avançados” de agile e DevOps observaram uma melhoria de mais de 87% na experiência geral do cliente, em comparação com os usuários “básicos”.

Diante disso, a pesquisa destacou KPIs específicos que as empresas estão usando para medir o impacto que as práticas agile e DevOps estão tendo nos clientes. De fato, o estudo concluiu que entre dois terços e três quartos de todas as organizações pesquisadas estabeleceram tais medições.

Entre as métricas estão:

  • Crescimento do negócio (especificamente receita): mais de 73%
  • Eficiência de processos ou operacional: mais de 73%
  • Produtividade dos funcionários: mais de 73%
  • Experiência do cliente: mais de 71%
  • Custos relacionados a TI: mais de 71%
  • Satisfação do cliente (via NPS): mais de 70%
  • Qualidade de desenvolvimento: mais de 70%

Se o aumento da velocidade de entrega de aplicativos e da velocidade organizacional geral é, de fato, o objetivo primário de se adotar agile e DevOps, a pesquisa confirmou que as técnicas estão tendo o efeito desejado, conforme o site DevOps.

Além do impacto positivo nos clientes, a realidade é que agile e DevOps também estão fazendo uma grande diferença em permitir que as empresas melhorem a atmosfera para seus trabalhadores – um enorme benefício quando se considera a escassez de talento na TI hoje e o quanto ela tipicamente custa para atrair novos funcionários.

O levantamento completo pode ser acessado neste link.