Back-End

10 nov, 2014

Pesquisa: linguagens funcionais melhoram qualidade do software

Publicidade

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia revelou que o desenho da linguagem faz diferença na qualidade de software e que as plataformas funcionais oferecem uma vantagem quando se trata de criar sistemas de qualidade.

O trabalho baseou-se numa análise de 729 projetos alojados na plataforma GitHub. O número representa 80 milhões de linhas de código, incluindo os metadados de projetos sobre “bugs”, englobando 17 linguagens.

“Por triangulação de resultados obtidos por diferentes métodos e o controle de fatores de distúrbios, tais como o tamanho da equipe de desenvolvimento, tamanho do projeto e o seu histórico, chegamos à conclusão de que o desenho da linguagem do projeto tem (estatisticamente) um efeito significativo, mas modesto sobre a qualidade do software”, afirmou a pesquisa

“Nós também achamos que as linguagens funcionais são um pouco melhores do que as de procedimentos”, avaliam os pesquisadores, notando que os efeitos modestos de desenho de linguagem são “esmagadoramente dominados por fatores de processo, como o tamanho do projeto, o tamanho da equipa e a estabilização de mudanças”.

Linguagens funcionais como Clojure, Scala e Haskell registraram o melhor para a qualidade de software, e a TypeScript, um subconjunto da JavaScript, também teve boa nota.

Segundo Balshakhi Ray, um investigador participante no estudo que faz um pós-doutorado na universidade, as linguagens funcionais se beneficiam do seu carácter matemático e da maior probabilidade de programadores mais experientes as usarem.

Com informações de Computerworld