Tecnologia

3 nov, 2010

Pesquisa avalia comportamento do jovem na internet

Publicidade

Foram divulgados os dados da sexta edição do projeto “Este jovem brasileiro”, desenvolvido pelo Portal Educacional com o objetivo de entender o comportamento dos jovens e refletir, junto com eles, sobre assuntos cruciais para sua vida.

Neste ano, o levantamento contou com mais de 10,5 mil alunos de 13 a 17 anos, de 75 escolas da rede particular de ensino de todo o país. Eles responderam anonimamente a um questionário online sobre seus hábitos de uso da internet, relações virtuais, exposição, violência e situações hipotéticas que podem ocorrer com quem usa a rede.

Entre os dados revelados pela pesquisa estão que, do total de participantes, 99% têm computador em casa, metade no próprio quarto, e 55% usam computador todos os dias, sendo que 40% usam internet de 2 a 4 horas por dia durante a semana, e 15% ficam conectados por mais de 8 horas. Nos finais de semana, as horas na internet aumentam, e as redes sociais são as preferidas dos jovens. Mais de 20% dos participantes avaliam que seu uso de internet está acima do normal ou se consideram dependentes, e 17% enfrentam conflitos com os pais por conta do excesso de uso.

Além disso, o estudo revelou que 60% dos entrevistados já utilizaram a web para conhecer pessoas. Desse total, 27% o fizeram através das redes sociais; 38% fizeram amigos na internet que trouxeram para a vida real e 25% já “ficaram” com pessoas conhecidas por meio da rede.

A pesquisa também abordou como o jovem se expõe na internet e se ele tem noção do impacto que essa exposição pode ter em sua vida. Segundo as respostas, 36% costumam postar comentários, e 71% têm o hábito de publicar fotos; 7% já colocaram fotos ou filmes mais ousados na rede. 35% não usam filtros para impedir que qualquer um acesse as suas informações e quase 7% costumam abrir a webcam para pessoas que não conhecem. Em contrapartida, muitos já enfrentaram problemas por causa dos conteúdos publicados na Internet: 17% no namoro, 11% na escola e 19% com os amigos. Além disso, 10% já enfrentaram problemas por causa de imagens ou posts publicados por outras pessoas na rede.

O projeto “Este jovem brasileiro” é realizado anualmente pelo Portal Educacional, e abrange temas que preocupam pais, educadores e a sociedade. Neste ano, o questionário foi respondido entre 01 de junho e 31 de agosto. Os resultados serão apresentados no Portal Educacional para os alunos e colocados em discussão, levando os estudantes a refletir sobre o tema.

Com informações de Exame