Games

31 jan, 2017

Pesquisa aponta que games mobile estão em declínio

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Segundo uma pesquisa divulgada nesta semana pelo Yahoo!, jogos para dispositivos móveis estão perdendo popularidade rapidamente entre consumidores.  Os dados foram coletados através da plataforma de analytics mobile, Flurry, da empresa.

O Yahoo! afirmou que já estava observando a tendência de queda no número de interações com jogos móveis há algum tempo e que isso tem relação com a maturidade do mercado de aplicativos e com mudanças na forma como usuários se engajam com os games.

No ano passado, segundo divulgado pelo site Canaltech, o número de “sessões” de consumidores com jogos para tablets e smartphones caiu 15% no mundo inteiro – de 450 bilhões de sessões para 380 bilhões. No Brasil, a queda foi um pouco menor, de 10%.

Em termos globais, somente três das 10 categorias de apps avaliadas pelo Flurry apresentaram quedas nos números de sessões no ano passado. Além de games, apps para personalização do sistema operacional (queda de 46%) e de notícias/revistas (queda de 5%) também perderam participação nos smartphones de usuários. No Brasil, aplicativos de produtividade tiveram uma queda de 20% no número de sessões.

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Em contrapartida, aplicativos de Mensagens e Esportes ficaram entre os que mais cresceram em sessões no período, com, respectivamente, acréscimos de 44% e 43% no mundo inteiro. No Brasil, aplicativos de compras foram os que mais ganharam espaço junto aos usuários, com um crescimento de 111% no número de sessões em relação ao ano anterior.

Os games também apresentaram uma retenção consideravelmente menor de usuários quando comparados com outros aplicativos. Usuários Android e iOS, em categorias como “Jogos de Ação” e “Jogos para Famílias e Crianças”, registraram índices menores que 10% de retenção de usuários após 30 dias da instalação. Já apps como serviços de meteorologia mantiveram uma alta retenção em ambas as plataformas: 35% no Android e 28% no iOS.

Para Chris Klotzbach, diretor do Flurry, “os desenvolvedores de jogos pavimentaram o caminho para a monetização, foram os primeiros que implementaram publicidade móvel, compras em apps e estabeleceram muitos dos hábitos e comportamentos que temos no nossos smartphones”. No entanto, ele acredita que o setor agora precisa de uma nova “graça” para conquistar novamente espaço junto aos consumidores, que tendem a perder rapidamente o interesse por títulos móveis.

Um dos grandes exemplos desse fenômeno foi o Pokémon GO, jogo que atingiu um pico de usuários uma semana após seu lançamento e já havia perdido 79% de sua base de jogadores após dois meses. “A indústria de jogos é guiada por grandes hits, e nos últimos dois anos nós não vimos muitos novos hits”, avaliou o executivo.