DevSecOps

15 jan, 2014

Pesquisa aponta frameworks PHP mais promissores para 2014

Publicidade

No final do ano passado, o site sitepoint conduziu uma pesquisa para apontar os frameworks PHP mais promissores para 2014. Perguntas como “quais frameworks estão realmente sendo usados em projetos de produção?” e “quantos deles foram além de terem milhares de pessoas criando um app demo deles?” foram incluídas no pequeno levantamento para ajudar a decidir que frameworks merecem sua atenção em 2014.

O pré-requisito para a participação foi apenas ter experiência em mais de um framework.

De acordo com o site, uma grande porcentagem de respostas teve que ser descartada porque ou as pessoas recusavam a noção de que o WordPress e suítes similares não são frameworks, ou simplesmente devido à negligência em relação às instruções – muitas respostas foram escritas por pessoas que apenas trabalham apenas com um framework.

Após descartar as respostas inválidas e verificar manualmente cada participante, o site concluiu que os frameworks mais promissores para 2014 foram Laravel, Plajcon e Symfony2. Yii e CodeIgniter compartilharam o quarto lugar.

php

Ao analisar as respostas, em média, a comunidade Laravel parece ser a mais fácil para iniciar a entrada – virtualmente sem curva de aprendizado. Outra vantagem frequentemente mencionada foi um canal IRC ativo, que fornece ajudas constantes.

Um conceito errado parece ser o fato de o Laravel ser responsável pelo Composer. Muitos participantes da pesquisa mencionaram o Composer como a grande vantagem do Laravel, junto com Eloquent ORM e Blade. Na verdade, o Composer é um gerenciador de pacotes completamente alheio ao framework que está sendo usado.

As principais vantagens do Phalcon foram o desempenho e o fato de que o framework é um “pacote completo” (ORM, template engine, PHQL e mais – tudo em um só lugar), dispensando a necessidade de recursos de terceiros. Alguns participantes também apontaram como vantagem do framework o fato de ele ser instalado como uma extensão, porque o processo de instalação elimina os desenvolvedores sérios dos “hobbistas”. A principal desvantagem em relação ao Phalcon foi ser escrito em C.

O Symfony2 foi apontado como o framework mais modular e extensível, e o com mais recursos, devido ao fato de conter Doctrine2. Entretanto, os entrevistados apontaram que ele é lento às vezes justamente por ter muitos recursos.

Com informações de sitepoint