DevSecOps

1 dez, 2015

Para usuários, medidas de segurança reduzem a produtividade

Publicidade

Pesquisa da Dell comprovou que os atuais processos de gestão de acesso limitam a produtividade dos colaboradores e obrigam os profissionais de TI a encontrar alternativas que podem expor a empresa.

Realizada com mais de 300 usuários corporativos e mais de 450 profissionais de TI nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, a pesquisa mostrou que 91% dos entrevistados das áreas de negócio consideram que a produtividade tem sido impactada negativamente pelas medidas de segurança adotadas pelas empresas. Por outro lado, 70% acredita que essa limitação leva os funcionários a buscar formas alternativas de acesso às informações.

“O que esse estudo mostra é que, cada vez mais, as organizações vão ter de buscar um equilíbrio, ao criar políticas que permitam ao usuário ter os dados necessários para seu trabalho, sem afetar a produtividade dos negócios e a segurança da informação”, afirma Vladimir Alem, Gerente de Marketing da Dell Security para América Latina.

Além disso, 97% dos profissionais de TI entrevistados acreditam que a adoção de políticas de gestão de acesso baseadas no contexto em que as organizações se inserem – no lugar das políticas genéricas, com base em estatísticas de acesso – poderia aumentar a produtividade dos colaboradores, sem comprometer a segurança da informação.

Leia mais:

Embora quase a totalidade dos profissionais de TI entrevistados reconheçam os benefícios de uma abordagem de segurança baseada no contexto, apenas 28% afirmaram que suas organizações adotam totalmente esse tipo de política. Mais de 60% indicaram que a falta de conhecimento sobre essa tendência representa a maior barreira para a adoção desses modelos nas empresas.

A pesquisa revelou ainda que:

  • Mais de 90% dos entrevistados das áreas de negócio usam várias senhas diariamente e 92% consideram que são impactados de forma negativa quando há a exigência de uma segurança adicional para o trabalho remoto.
  • Ao analisar as alterações feitas em políticas de segurança corporativa nos últimos 18 meses, mais da metade dos profissionais dizem que isso impactou negativamente o trabalho do dia-a-dia
  • Quase 70% dos profissionais de TI dizem que os funcionários buscam alternativas para evitar medidas de segurança impostas pela TI e que isto ainda aparece como um dos maiores risco para a organização.