Carreira Dev

21 nov, 2014

Para pesquisa, marcas deveriam deixar Facebook e Twitter de lado

Publicidade

Cada vez mais pessoas estão utilizando algum tipo de rede social, em especial o Facebook e o Twitter. Como consequência, muitas empresas investem em relacionamento através dessas plataformas, em uma tentativa de criar uma via de comunicação em mão dupla com os seus clientes, além de essa ser uma forma de aumentar a presença da organização na Internet.

Facebook

No entanto, essa linha de trabalho não é unanimidade. Nesta semana, um estudo feito pela Forrester Research, intitulado “Social Relationship Strategies That Work”, está afirmando que investir no Facebook e no Twitter não oferece os resultados que prometem. Dessa maneira, caso a sua empresa esteja atuando em uma dessas duas plataformas (ou em ambas), a companhia afirma que você está desperdiçando esforços e uma quantia significativa de dinheiro.

Segundo Nate Elliot, vice-presidente da Forrester Research, o problema é simples: as duas redes sociais contam com um alcance e um engajamento anêmico. No Facebook, as postagens de uma página conseguem atingir apenas 2% de seus fãs, sendo que a companhia de Mark Zuckerberg ainda ocupa boa parte da sua linha do tempo com postagens promocionais ou impulsionadas. O alcance orgânico do Twitter possui o mesmo defeito.

Quando os números dizem respeito ao engajamento de fato, quando os usuários interagem e disseminam o conteúdo da sua página ou perfil, a situação é ainda mais decepcionante. Para o Facebook, essa taxa fica em 0,7% e para o Twitter em 0,3%.

O estudo aponta que uma das soluções para continuar com uma forte presença na Internet, mas desviando dos problemas de se investir em redes sociais falhas, é apostar em recursos sociais dentro dos próprios sites da empresa. Você pode criar uma área para discussão, como um fórum, e manter as pessoas dentro da página da sua companhia, discutindo sobre os seus produtos e consumindo uma série de informações criadas pela sua equipe.

Um exemplo dado é o da Sony PlayStation e seu microsite GreatnessAwaits. A página chegou a contar com 4,5 milhões de visitas mensais, ajudando a traçar o melhor plano para um lançamento de sucesso do PlayStation 4 – aparelho que, na época, foi melhor recebido do que o seu principal concorrente, o Xbox One.

Caso você não queira investir em trabalhos dessa maneira, há redes sociais alternativas que proporcionam um engajamento de marca mais sólido, como é o caso do Instagram e o Pinterest. A rede social para postagem de fotos conta com um nível de engajamento 58 vezes maior do que o Facebook e 120 vezes maior do que o Twitter.

Com informações de Canaltech