DevSecOps

28 nov, 2014

Para Gartner, Internet das Coisas passará por padronização em 2015

Publicidade

A Internet das Coisas (IoT) é algo relativamente novo e sua utilização ainda passa por um período de incerteza por não haver uma regulamentação que padronize seu funcionamento. Para o Gartner, esse cenário pode estar prestes a mudar.

Segundo a consultoria, em 2015, o setor passará por uma padronização de três etapas: normalização dentro do mercado, largura de banda e segurança de dados. Para o Gartner, essas melhorias garantirão a segurança dos usuários, que passarão a contar com dispositivos que se comunicam entre si usando a Internet mais fortemente no próximo ano.

De acordo com o especialista Kristian Steenstrup, do Gartner, as aplicações e casos de uso da Internet das Coisas estão crescendo e abrindo espaço dentro do mercado de tecnologia. Entretanto, essa atividade não é muito difundida e por isso não há uma norma de uso para facilitar o surgimento de equipamentos que usem a tecnologia.

Steenstrup também acredita que o principal fator motivador para que isso aconteça é o crescimento do número de empresas trabalhando em dispositivos que utilizam a Internet das Coisas. Uma delas é a GE, que está liderando o Consórcio de Internet Industrial dos Estados Unidos. Além disso, na Alemanha, há a chamada Indústria 4.0, iniciativa governamental para fomentar a fabricação de produtos que usam a IoT.

Mesmo com o maior interesse das grandes corporações pelo tema, o analista da Forrester, Tim Sheedy, acredita que a adoção da tecnologia pelo público continuará num ritmo lento. Isso porque os dispositivos não se comunicam de maneira eficiente – característica que deve ser impulsionada pela padronização. Ainda segundo Sheedy, outro fator que contribui para a adoção lenta dos dispositivos desse tipo é o fator segurança, que ainda causa bastante desconfiança nas pessoas, principalmente por causa de relatos de eletrodomésticos invadidos por cibercriminosos.

Com informações de Canaltech