Acessibilidade

11 mar, 2016

Para auxiliar deficientes visuais, Wikipedia desenvolverá ferramenta de fala

Publicidade

Para melhorar sua acessibilidade, a Wikipedia está desenvolvendo um mecanismo de fala própria que visa ajudar os usuários do site que possuem algum tipo de deficiência visual ou algum problema de leitura. O site divulgou que cerca de 25% dos usuários do site se beneficiarão significativamente do novo recurso.

A novidade vai ser uma parceria com o KTH Royal Institute of Technology, sediado na Suécia. Com isso, o desenvolvimento do mecanismo será realizado em parceria com uma instituição sueca, o projeto inicial está focado na língua sueca, segundo informou o professor de tecnologia da KTH Joakim Gustafson. “Então vamos fazer uma voz para o inglês básico, que esperamos ser muito bom, dada a grande quantidade de recursos linguísticos de código aberto. E, finalmente, vamos fazer uma voz em árabe que será mais uma prova de conceito”, explicou Gustafson.

A previsão para que o mecanismo de fala da Wikipedia fique pronto nos idiomas sueco, inglês e árabe é até o final deste ano. A partir daí o projeto irá incluir as demais 280 línguas que o site suporta atualmente.

Saiba mais: