Marketing Digital

29 set, 2014

Orkut vai fechar as portas amanhã e virar museu na Internet

Publicidade

O Orkut, a “primeira rede social” de muitos brasileiros, vai fechar as portas amanhã, 30 de setembro, após 10 anos de atividades.

orkut

Entretanto, não é o fim definitivo. A antiga rede social do Google está criando um acervo de comunidades que guardará posts e discussões importantes para a história da Internet do País. “O arquivo preserva a memória do Orkut, registrando fenômenos do Brasil, como a ascensão da classe C e a inclusão digital”, declarou o Google Brasil, em nota.

O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso exclusivo ao acervo, que pretende ser uma reprodução do que é o Orkut hoje, em seu último dia no ar. Ao todo, serão mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações armazenadas no acervo.

Para estar lá, basta que uma comunidade seja pública e esteja visível a qualquer um. No acervo, será possível entrar nas comunidades e ver o que foi discutido nelas, mas os donos das postagens serão identificados apenas por seus nomes, sem fotos ou links para perfis.

Como em um museu, será possível somente “apreciar” o conteúdo. Para o Google, “o arquivo é uma cápsula do tempo do início das redes sociais”. Além do acervo, a empresa criou uma ferramenta para que os usuários guardem seus perfis, com fotos, recados e a descrição caprichada que muita gente usava para impressionar os amigos. O backup pode ser feito até setembro de 2016.

Com informações de Info