Desenvolvimento

28 jan, 2011

Oracle remove suporte a Ruby on Rails no NetBeans 7.0

Publicidade

Os desenvolvedores do NetBeans anunciaram a remoção do suporte para Ruby on Rails do Java IDE NetBeans 7.0.

De acordo com a Oracle, a decisão de retirar o suporte ao Ruby on Rails foi tomada por causa do uso relativamente baixo, além do fato de que o desenvolvimento dos recursos disponíveis estava mais focado no oferecimento de suporte no Java SE 7 e no JDK 7 no NetBeans 7.0, que a Oracle pretende apresentar em abril deste ano. O suporte ao Ruby on Rails no NetBeans está incorporado em um único módulo “Ruby”, de modo que será possível a remoção total do seu suporte ao IDE.

A mudança será aplicada no desenvolvimento construído a partir de 27 de janeiro. Diante disso, os desenvolvedores do ambiente recomendam que os usuários que queiram continuar usando o NetBeans e Ruby permaneçam na versão NetBeans 6.9.1.

A equipe de desenvolvimento também reforça o incentivo à comunidade NetBeans Ruby para que assuma o trabalho de projeção do ambiente. JetBrains, responsável pela criação do comercial Ruby IDE RubyMine, disse, pelo Twitter, que se encontrou com usuários do NetBeans Ruby e que irá anunciar algumas “boas notícias” em breve em sua pricing page. O RubyMine já está disponível gratuitamente para desenvolvedores de projetos open source.

Com informações de Under-Linux