APIs e Microsserviços

30 set, 2016

Oracle perde mais uma vez para Google em processo sobre APIs do Java

Publicidade

Mais uma vez, a Oracle perdeu na justiça dos Estados Unidos ao processar o Google por quebra de direitos autorais, devido a uma utilização indevida de códigos Java na construção do sistema operacional Android.

Segundo divulgado pelo Canaltech, o pedido de recurso da Oracle foi negado em um tribunal federal da Califórnia (EUA). Trata-se da segunda derrota da Oracle, já que em maio o júri tinha apreciado o caso e deu ganho para a empresa de Mountain View.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/oracle-quer-receber-us-93-bilhoes-do-google-por-quebra-de-patente/?trace=824205206&source=news-search]

O juiz William Aslup, responsável pelo caso, negou o pedido de retomada do processo e o pedido da Oracle para solicitar um novo julgamento.

No processo, a Oracle exigia uma indenização de US$ 9 bilhões, alegando que o Google usou 37 APIs do Java para desenvolver o Android.

Desde o início do imbróglio, a opinião de vários especialistas do mercado foi de oposição à Oracle, alegando que esse discurso de propriedade poderia abrir um precedente perigoso para o desenvolvimento de software. Segundo eles, o uso de APIs é importante para o ambiente de inovação.