Oracle afirma que Google copiou código Java diretamente no Android

Redação iMasters
em Software

A Oracle atualizou seu processo contra o Google em relação a direitos autorais do seu código Java, ao alegar que o gigante da internet copiou diretamente partes do código Java para o Android.

O processo foi aberto em agosto, e a Oracle alegou que o Android trazia partes do software proprietário adquirido junto com a Sun. Na época, a Oracle não ofereceu detalhes sobre o processo, mas agora uma versão com mais informações foi entregue ao caso, mostrando exemplos de seções do código copiado como evidência.

A queixa da Oracle acusa o Google de crime de cópia de bibliotecas e de documentação, e que cerca de um terço da API do Android é derivado do pacote de APIs do Java. A Oracle também alega que, em várias instâncias, o código do Android foi diretamente copiado de um código proprietário da Oracle America. Além disso, também há acusações de cópias de métodos e de classes do Java, além de organizações, definições e parâmetros.

O Google ainda não se manifestou sobre as novas acusações. Em agosto, a empresa afirmou que o processo tinha bases infundadas.

Com informações de Computerworld

Redação iMasters

Matérias especiais e reportagens conduzidas internamente pela Redação iMasters. Acompanhe no Twitter @imasters http://imasters.com.br

Comentários

Para comentar no iMasters você precisa estar logado.

O iMasters possui mais de 13 mil textos publicados, em 13 anos já somos uma comunidade de mais 350 mil pessoas. Cadastre-se agora mesmo GRATUITAMENTE e tenha acesso a todo o mundo iMasters.

Já tenho conta Quero me cadastrar
  1. Sinceramente, este processo da Oracle contra o Google é o maior tiro no pé que a Oracle poderia dar… consequencia direta já observada foi a comunidade que mantinha o OpenOffice já saiu rapidinho, criando o LibreOffice, antes que a Oracle apronte alguma, como o fez com o Android…

    Fato curioso, ao que me lembro a Sun havia disponibilizado todo o Java como OpenSource antes da Oracle ter comprado a Sun… agora a Oracle acusa o Google de ter copiado, o que em tese era OpenSource e segundo a licensa a restrição era de que o código alterado/derivado deveria também ser um código aberto, como é o código do Android

    Infelizmente a Sun foi comprada pela Oracle… quem trabalha e desenvolve Java, digamos gosta da linguagem e plataforma, preferiria que a IBM tivesse comprado a Sun e não a Oracle, pois muita coisa seria melhor para o Java hoje…

    eu particularmente vejo um futuro incerto para o Java, onde não confio na Oracle, pois depois de ver este processo contra o Google, se ela quiser pode de uma hora para outra mudar as regras de uso do Java e dai a situação vai complicar para quem usa…

  2. Pior do que copiar é copiar código Java. Android começou errado e é por isso que só funciona com certa estabilidade em grupo restrito de aparelhos.

    Não vejo porque a Oracle continuar levando isso adiante. Java não tem mais valor, linguagem ultrapassada cada vez menos adotada. Vive do legado….

    1. A oracle é uma empresa predadora mesmo, é o perfil do dono.
      E o futuro do Java é incerto, porém ainda é a linguagem mais
      usada em abiente corporativo do mundo.

Este projeto é mantido e patrocinado pelas empresas: