Mobile

21 ago, 2014

Opera Mini será o navegador padrão de feature phones da Microsoft

Publicidade

Logo após anunciar a maior demissão em sua história – mais de 2/3 vão afetar funcionários da Nokia -, a Microsoft revelou que estava planejando encerrar os feature phones Asha e Series 40 da Nokia.

Em um memorando interno sobre o assunto, enviado em julho, Jo Harlow da Microsoft indicou que um futuro corte seria o Xpress Browser, da Nokia, que roda nesses dispositivos. Ela afirmou que empresa planejava “considerar opções estratégicas para o Xpress Browser a fim de dar continuidade ao serviço fora da Microsoft”.

opera-mini-nokia

Hoje, a Opera anunciou que assinou um acordo com a Microsoft que sela o destino do Xpress Browser. Agora, o Opera Mini será o navegador padrão de todos os aparelhos da Microsoft Series 30+, Series 40 e Asha.

Segundo a Opera, como parte do acordo, quem utiliza o Xpress nesses telefones será encorajado a mudar para a versão mais recente do Opera Mini. Novos dispositivos já virão com o navegador da Opera pré-instalado de fábrica.

Em um comunicado enviado ao site ZDNet, uma porta-voz da Opera disse que usuários começarão a receber notificações em seus telefones a partir de outubro deste ano, fornecendo-lhes informações sobre como fazer o upgrade do Xpress Browser para o Opera Mini. As datas dessas notificações vão variar conforma a família dos produtos. Segundo a porta-voz, a Opera pretende dar suporte completo para as pessoas durante o período de transição, compreendido entre outubro de 2014 e dezembro de 2015.

O Xpress Browser vai entrar em modo de manutenção até dezembro de 2015, quando o serviço será completamente encerrado.

Com informações de Neowin