Desenvolvimento

13 jan, 2017

Opera lança browser-conceito para mostrar futuro da navegação na web

Publicidade

O futuro dos browsers é assunto recorrente. Ontem, a europeia Opera mostrou sua visão para isso, mostrando o Opera Neon, um novo conceito de navegador para Mac e Windows. De acordo com a Opera, Neon é o resultado de milhares de conceitos, iterações, desenhos, versões e designs de interface, com o objetivo de mostrar novas maneiras de interagir com a web através de uma interface mais moderna. O navegador ainda está em fase experimental.

Assim como o navegador Opera tradicional, Neon trabalha com a engine Blink, mas foi feito do zero, para oferecer efeitos e animações sem diminuir a velocidade da experiência de navegação. Ele também permite que os usuários interajam de novas formas, incluindo arrastar e empurrar coisas, salvar conteúdo facilmente etc.

Algumas novas features ainda não estão presentes em nenhum outro browser, incluindo a página inicial, que usa o papel de parede do computador como background. Uma barra lateral com video player, gerenciador de downloads e galeria de imagem também na vertical; uma barra de abas visual, que permite navegação e filtragem de abas bem simples e um sistema inteligente de gerenciamento de abas, que deixa as abas mais frequentes flutuando no topo e as menos importantes no final da janela.

Para aqueles com telas muito grandes e amplas, o Opera Neon também permite que você coloque duas abas do navegador lado a lado dentro da mesma janela (semelhante à exibição em tela dividida no iOS ou no Android). O aplicativo do Opera Neon está disponível para download para Windows e Mac, e algumas de suas funções só chegarão à versão de testes no fim de março.

Veja um pouco do funcionamento do Neon no vídeo promocional: