Após oito meses de desenvolvimento, a nova versão do openSUSE, a 13.1, foi lançada. Ela traz muitas novidades, entre elas um novo kernel, pacotes mais atualizados e suporte para novas tecnologias.
A nova versão oferece uma atualização para tecnologias baseadas em nuvem, incluindo o mais recente OpenStack Havana, e vem com os pacotes mais recentes do ambiente KDE e GNOME 3.
Com o openSUSE 13.1, os usuários vão começar a sentir melhor o sistema de arquivos Btrfs, aceleração de vídeo com suporte VDPAU em MESA, e muitos novos drivers de placas de vídeo.
Além disso, a mais recente versão traz OpenStack Havana, com cerca de 400 novas funcionalidades, incluindo a pilha LAMP mais recente. Os desenvolvedores Web contarão com atualização do Ruby on Rails (para 2.0.4), com melhorias de classes básicas para melhor caching no framework Rails. Agora, os usuários finais podem montar Amazon S3 buckets, como sistemas de arquivos locais e usar o Samba 4.1 com melhor suporte para domínios do Windows.
As versões mais recentes receberão correções e atualizações de segurança por mais 18 meses, totalizando um ciclo de vida de três anos.
O openSUSE 13.1 pode ser baixado neste link.
Com informações de Seja Livre