Tecnologia

27 mai, 2014

Olimpíada Brasileira de Robótica tem recorde de inscrições

Publicidade

A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) registrou um número recorde de estudantes inscritos.

No total, foram formadas 350 equipes e, devido ao elevado número de participantes, a etapa será dividida e também vai acontecer nas cidades de Presidente Epitácio e São Carlos. As equipes classificadas disputarão a etapa estadual em agosto.

A OBR tem duas modalidades: prática e teórica. Na prática, os robôs construídos por alunos dos ensinos fundamental e médio terão o desafio de resgatar vítimas em um ambiente hostil, desviando dos obstáculos de uma trilha. A modalidade teórica é voltada para o público leigo e inclui uma prova escrita, elaborada de acordo com a escolaridade do aluno. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 15 de agosto. A prova será aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes no dia 22 do mesmo mês.

Coordenada pela FEI e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a OBR tem como objetivo divulgar a robótica, suas aplicações, produtos e tendências, a fim de estimular a formação de uma cultura tecnológica, em que cidadãos se relacionem melhor com a tecnologia.

De acordo com Flávio Tonidandel, coordenador-geral da OBR, o destaque que o Brasil alcançou na área da robótica fez com que o país fosse escolhido como sede da RoboCup 2014, que acontece em julho, na cidade de João Pessoa (PB).

A Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada no dia 31, no Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo (SP), e mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento.

Com informações de Info