Desenvolvimento

7 out, 2010

Novo Twitter ganha novo motor de busca

Publicidade

O Twitter remodelou o funcionamento de suas buscas, pelo menos do ponto de vista arquitetural.

A princípio, as mudanças não devem ser notadas pelos usuários finais, mas devem proporcionar ao Twitter melhor escalabilidade, indexação de mais tweets por segundo e uso de menos recursos de sistema. Além disso, os desenvolvedores do microblog terão a habilidade de construir novas funcionalidades de busca em um futuro próximo.

Outras modificações incluem o abandono da tecnologia Summizze, uma aquisição feita pelo Twitter em 2008, como motor de busca em tempo real, além de a arquitetura de busca não ser mais baseada no MySQL.

Há cerca de seis meses, os desenvolvedores do Twitter optaram por mudar para o Lucene, um software livre de recuperação de informações escrito em Java, que foi adaptado para as necessidades específicas do microblog.

De acordo com Michael Busch, desenvolvedor do Twitter, foram reescritas grandes partes no núcleo em estruturas de dados de memória do Lucene, especialmente listas de posts, enquanto era dado suporte às APIs padrão do software. Além disso, a equipe melhorou o gerenciamento de memória e adicionou estruturas de dados e algoritmos livres de bloqueio.

Com informações de Mashable