Tecnologia

23 set, 2014

Novo padrão USB 3.1 virá com suporte para DisplayPort, com saída de vídeo UHD

Publicidade

O novo padrão USB 3.1, chamado Tipo-C, poderá transmitir sinais de áudio e vídeo com resolução Ultra HD por meio da tecnologia DisplayPort. A evolução desse tipo de conectividade ainda não foi lançada, mas já agrada o consumidor por prometer um cabo que pode ser conectado de qualquer lado. A novidade foi anunciada pela corporação Vesa, uma das desenvolveras do padrão.

Imagem: Business Insider.
Imagem: Business Insider.

O USB Tipo-C traz um modo alternado – uma nova função lançada há pouco tempo que permite transferências com 100 W de energia. Na prática, o padrão possibilita usar alguns dos pinos do cabo para outros usos.

O novo padrão possui quatro linhas de transmissão de dados diferentes. É possível transmitir os sinais de áudio e vídeo em uma ou duas dessas linhas, deixando as outras livres para serem utilizadas para transferência de dados com velocidade de até 10 Gbps.

De acordo com a Vesa, uma estação de docking usa duas faixas de DisplayPort com velocidade de 8.1 Gbps por faixa, com capacidade de enviar sinal de vídeo em resolução 4K a um monitor compatível.

A estação pode ser configurada com conversores para monitores HDMI, VGA ou DVI. Se as quatro faixas forem usadas pelo DisplayPort, elas podem abastecer um monitor com resolução de até 5K (5.120 x 2.880) e ainda transmitir dados, mas com velocidade limitada às usadas pelo USB 2.0.

Além disso, o cabo será compatível com entradas DisplayPort comuns, mas precisará de um adaptador. O USB Tipo-C já está pronto para produção, mas deve demorar alguns meses até equipamentos compatíveis estarem disponíveis no mercado.

Com informações de Techtudo