Tecnologia

30 set, 2016

Novo padrão Ethernet permite velocidade de 5 Gbps com os cabos já existentes

Publicidade

A aliança NBASE-T, responsável pelo desenvolvimento das tecnologias Ethernet, anunciou a aprovação de um novo padrão do Ethernet pelo IEEE, que permite obter maiores velocidades de rede por meio dos cabos que já existem atualmente nas casas e empresas. Chamado de IEEE 802.3bz-2016, 2.5G/5GBASE-T, o padrão permite velocidades de 2,5 Gbps e 5 Gbps por um cabo categoria 5e e taxas de transferência ainda maiores por cabos de categoria 6.

Segundo o Olhar Digital, a novidade acaba com o abismo existente entre a ethernet de 1 Gbps, que hoje é o padrão mais rápido que pode ser alcançado com cabeamento comum Cat 5e e Cat 6, e a ethernet de 10 Gbps, que pode chegar a essa velocidade com cabos especiais Cat 6a e 7.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/d-link-traz-para-o-brasil-roteador-mais-rapido-da-america-latina/?trace=824205206&source=news-search]

Atualmente, grande parte das residências e empresas ainda usa cabeamento Cat 5e e 6, e trocá-los geralmente é um trabalho grande e caro, principalmente em empresas maiores. A novidade promete a melhoria da rede sem grandes custos.

Além disso, a atualização do padrão é importante a partir do momento que a ethernet gigabit já estava se tornando um gargalo para as redes, com as redes Wi-Fi atingindo velocidades cada vez maiores. Em termos de comparação, roteadores mais potentes com o padrão 802.11ac já são capazes de alcançar velocidades agregadas de até 6,5 Gbps; até mesmo os modelos mais básicos já superam os 1,3 Gbps.