Android

24 jun, 2016

Novo malware pode infectar cerca de 90% dos dispositivos Android

Publicidade

A TrendMrico anunciou esta semana a descoberta de um novo conjunto de softwares maliciosos, que pode infectar quase 90% dos dispositivos Android. De acordo com a empresa, o vírus, chamado de Godness, tem a capacidade de afetar todos os aparelhos que rodam até a versão 5.1 Lollipop.

O vírus é uma sobra de um kit de exploração que já se aproveitou das vulnerabilidades de mais de 850 mil aparelhos ao redor do mundo. O malware utiliza-se de uma estrutura de código aberto conhecida como “android-rooting-tools” para dar acesso remoto a cibercriminosos ou pessoas mal-intencionadas. Com isso, ele é capaz de receber instruções remotas para baixar aplicativos ou outros softwares para se aproveitar dos aparelhos dos incautos com o objetivo de rodar publicidade indevidamente ou até mesmo instalar aplicativos que roubam informações pessoais.

O malware se espalha de maneira rápida através de vários aplicativos maliciosos que estão disponíveis até mesmo na Google Play. Até agora, os principais países afetados pelo vírus são Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Malásia.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/brasil-e-o-12o-pais-mais-atacado-por-malwares-financeiros/,https://imasters.com.br/noticia/malware-no-steam-atinge-contas-de-milhares-de-jogadores/,https://imasters.com.br/infra/seguranca/o-que-faz-o-malware-ransomware/]

“Encontramos vários aplicativos na Google Play que contêm esse código malicioso”, afirmou a TrendMicro. “Por exemplo, um app malicioso de lanterna na Google Play chamado ‘Summer Flashlight’ continha o código malicioso Godness”.

A empresa também lembrou que outros aplicativos inofensivos que estão presentes na loja de apps do Google possuem clones maliciosos que não estão na Google Play, alertando aos usuários que tomem cuidado ao fazer downloads de APKs ou de versões que não sejam oficiais.