DevSecOps

31 out, 2013

Novo malware permite roubar dinheiro de caixas eletrônicos

Publicidade

Atualmente, vírus já infectam computadores, smartphones, tablets, TVs e até carros. Mas um malware recém-descoberto consegue invadir caixas eletrônicos e roubar dinheiro.

caixa-eletronico

Rastreado pela empresa de segurança SafenSoft e já analisado pela Kaspersky, o vírus, batizado de Ploutus, tem como grande diferencial a estratégia de infecção. Ele “entra” pela porta de CD-ROM que equipa as máquinas do tipo, e garante interação total do criminoso com o caixa eletrônico – seja por meio de comandos feitos em um teclado externo ou pela interface do computador.

Independentemente da forma de controle, o cracker recebe os códigos de ativação das máquinas para ter acesso ao dinheiro, podendo fazer o que quiser com aquilo que está armazenado no caixa. Ou seja, os riscos para os consumidores são baixos, e quem tem que se preocupar com o Ploutus são os bancos.

Por enquanto, não foi registrado nenhum caso de atuação do novo malware no Brasil, mas a tendência, como todo vírus, é que ele se espalhe. Pouco se sabe sobre a ameaça, mas, segundo a Kaspersky, a forma de infecção mostra que ele deve ter sido desenvolvido por quem tem intimidade com o funcionamento de caixas eletrônicos.

Com informações de Info