Tecnologia

18 dez, 2014

Novo formato de imagem traz qualidade do JPEG com metade do tamanho

Publicidade

O JPEG está estabelecido há anos como um dos principais formatos de distribuição de imagens da internet, devido às suas capacidades de entregar qualidade e velocidade em um tamanho reduzido. No entanto, um projeto do programador francês Fabrice Bellard pode mudar isso em um futuro não muito distante. Trata-se do BPG, um novo formato capaz de carregar as mesmas capacidades do atual, mas com metade do tamanho.

Produzido com base no HEVC, o BPG já vem sendo considerado por alguns como o grande sucessor do JPEG. A economia de espaço é algo essencial na Internet, cujas tendências de design caminham para páginas com imagens cada vez maiores, que também criam um desafio crescente em relação à velocidade de carregamento. Mas a novidade também traz alguns atributos diferentes, como a capacidade de lidar com transparências, algo impossível com o formato atual.

Nos testes de compactação exibidos pelo site Gizmag, é possível ver a diferença entre as imagens. Uma mesma foto, salva com tamanhos semelhantes, apresenta muito mais artefatos e marcas de compressão em JPEG do que em BPG. Quando se salva em boa qualidade, a diferença se dá no tamanho, mais de 50% menor no caso do novo formato.

bpg

Entretanto, um ponto bem específico pode fazer com que o BPG não se popularize. O protocolo HEVC, usado em sua concepção, é de propriedade da MPEG LA, uma empresa de tecnologia de vídeo que também é dona do codec H.264, por exemplo. Isso significa que a novidade é quase como um formato proprietário e permite que a empresa cobre royalties por sua utilização e programação de codecs em softwares de conversão de imagens ou navegadores.

É nesse segundo quesito que a extensão deve ser pouco adotada, já que organizações como a Mozilla, que trabalham em prol de uma internet baseada em código aberto, dificilmente pagariam para utilizar o BPG. O mesmo vale para o Google, que está desenvolvendo seu próprio formato de imagens, o WebP, que é open source e capaz de lidar com transparência e movimentos, sendo uma alternativa aos GIFs animados.

Aqueles que quiserem começar a trabalhar com o BPG podem fazer isso a partir do site do próprio Bellard. Para que a imagem seja lida pelo navegador ou outros programas, é necessária a execução de um código JavaScript que está disponível para download.

Com informações de Canaltech