Marketing Digital

1 ago, 2014

Novo aplicativo da Wikipédia é disponibilizado para Android e iOS

Publicidade

Lançado em 2009, o aplicativo oficial da Wikipédia era considerado pobre comparado com apps de terceiros, como Wikipanion ou Das Referenz. Mas ontem a Wikimedia Foundation anunciou, em um post de blog, um novo app para a Wikipédia, todo redesenhado e com foco na velocidade.

app-wikipedia

Alguns dos novos recursos incluem a possibilidade de editar a Wikipédia, uma lista de páginas recentes (para que você possa navegar de volta para uma página que você já tinha visitado), de salvar páginas favoritas e um novo recurso chamado Wikipédia Zero, uma parceria com provedores de rede móvel para que eles ofereçam o uso do aplicativo da Wikipedia gratuitamente em economias em desenvolvimento, sem cobrar tarifas de dados.

“O aplicativo atualizado foi totalmente reescrito a partir do zero em código nativo. Então, do ponto de vista técnico, é um novo aplicativo com muitos dos antigos recursos, mas também com vários novos”, disse Dan Garry, gerente de produto.

Umas das maiores reclamações sobre o app antigo era a lentidão, segundo a Fundação. “Com essa reforma, nosso foco principal era a velocidade: a rapidez com que o aplicativo é iniciado, como as páginas e as imagens carregam e quão rapidamente os resultados de pesquisa são retornados. O resultado disso tudo permite que os leitores da Wikipédia cheguem ao conteúdo que estão procurando mais rápido do que nunca”, afirmou Garry.

Com a nova interface, basta “puxar” a tela para baixo em qualquer página para abrir uma barra na parte superior, na qual você encontrará facilmente o ícone de busca, o link para a página inicial e um menu, que mostra a lista de conteúdo de qualquer página.

Para baixar o aplicativo para Android, basta clicar aqui. Para iOS, clique neste lnk.

Com informações de Info