Marketing Digital

26 ago, 2013

Novo algoritmo do Facebook privilegia “conteúdo de qualidade” no topo do feed de notícias

Publicidade

Na sexta-feira, o Facebook anunciou que um novo algoritmo, que traz um novo método de categorização de posts do feed de notícias do usuário. Em comunicado oficial, a empresa detalhou as novidades que afetam principalmente as páginas de fãs e seus posts populares.

Com a novidade, que afeta mais as marcas e os administradores de páginas de fãs, será possível garantir que o conteúdo das páginas que os usuários curtem seja o mais interessante para eles.

facebook-feed

“Embora o objetivo do Feed de Notícias seja mostrar publicações de alta qualidade para as pessoas, nós queríamos entender melhor o significado de alta qualidade. Para isso, decidimos desenvolver um novo algoritmo para atuar dentro do Feed de Notícias. Para desenvolvê-lo, consultamos primeiramente milhares de usuários a fim de entender os fatores que tornam um post de uma Página um conteúdo de alta qualidade”, explicou a rede social.

Considerando os resultados dessa pesquisa, o Facebook começou a desenvolver o novo sistema de identificação de conteúdo. No total, a ferramenta utiliza mais de mil fatores diferentes, como frequência de classificação de qualidade, nível de informações do perfil da página, tamanho da base de fãs e de suas interações.

O objetivo é filtrar posts que são exibidos nos feeds de cada usuário e colocar no topo os chamados artigos “de qualidade”. Para ajudar nisso, o Facebook criou uma ferramenta de classificação de conteúdo. Os resultados nas avaliações foram muito positivos, o que animou os diretores da rede social. Entretanto, o conceito de qualidade ainda é confuso.

“Ao mostrar um conteúdo considerado de alta qualidade na parte superior do Feed, vimos um aumento significativo nas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos) por esses usuários em teste. Essas pessoas também ocultaram menos histórias de maneira geral. Os resultados mostram que essa mudança apresenta mais qualidade a mais pessoas, além de histórias mais interessantes das páginas a que eles estão conectados”, diz a nota oficial.

De acordo com o Facebook, as mudanças no algoritmo serão constantes, sempre com o objetivo de tornar a filtragem de conteúdo mais eficiente. A novidade será disponibilizada para todos os usuários da rede social nas próximas semanas.

Com informações de Techtudo