Software

26 out, 2016

Nova versão do Opera promete carregamento mais rápido de abas

Publicidade

A nova versão do Opera, 41, traz um novo tipo de inicialização que acelera o desempenho do navegador. Chamado de “Smart Startup”, o mecanismo privilegia páginas da Internet que estavam ativas na última sessão do navegador.

Segundo o Techtudo, testes feitos pelos desenvolvedores mostraram que o Opera 41 foi até 86% mais rápido que a edição anterior. Os testes utilizaram a mesma sessão de 42 abas no Opera 40 e no 41. A versão antiga demorou 63,5 segundos para terminar de carregar, enquanto que o Opera 41 precisou de apenas 8,6 segundos. Esse resultado foi obtido com o navegador fora da memória do computador – em situações em que o Opera está hibernando na RAM, a velocidade pode ser até maior.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/servidores-do-servico-opera-sync-sao-hackeados-e-dados-de-usuarios-comprometidos/?trace=824205206&source=news-search,https://imasters.com.br/noticia/opera-libera-sua-vpn-gratuita-e-ilimitada-para-todos-os-internautas/?trace=824205206&source=news-search]

O “Smart Startup”, que já está disponível para os usuários do browser, funciona de forma simples: ele privilegia as últimas abas visualizadas antes de o navegador ter sido fechado na última sessão. Assim, elas são carregadas antes, quando o Opera é aberto novamente. As demais abas presentes na memória ficam aguardando em segundo plano. Depois que o navegador é aberto, elas são carregadas na ordem que privilegia sempre as visualizadas por último.

Além dessa novidade, o Opera 41, que já pode ser baixado pelos usuários, fornece melhorias de consumo de energia em laptops e otimizações no uso de aceleração por hardware.