Carreira Dev

2 fev, 2017

Nova pesquisa aponta que games mobile geraram receita de US$ 40,6 bilhões em 2016

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Ao contrário do que foi afirmado nesta semana pelo Yahoo!, uma nova pesquisa da SuperData Research e da Unity Technologies, divulgada pelo site Venture Beat, revelou que os jogos mobile atingiram um novo recorde, gerando mais de US$ 40,6 bilhões em receita mundial em 2016, um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2015. Segundo as empresas, esse valor equivale a todas as vendas globais de bilheteria de cinema durante o mesmo período.

Os jogos mobile agora representam metade do mercado global de jogos digitais. Os grandes sucessos do ano incluíram novos títulos como Pokémon Go e Super Mario Run. O relatório analisa os mercados combinados de realidade virtual móvel e de mobile em geral, e é o primeiro a usar dados de ambas as empresas.

A Ásia representa o maior mercado de jogos mobile do mundo, tendo produzido US$ 24,8 bilhões em receita em 2016, enquanto a América do Norte e a Europa geraram US$ 6,9 bilhões e US$ 5,7 bilhões, respectivamente.

Os americanos agora jogam games mobile com mais frequência do que assistem a Netflix, Hulu ou YouTube. Eles gastaram 5% mais em 2016 em relação a 2015, e as empresas acreditam que o número continuará a subir. “Os jogadores estão instalando mais apps e se engajando com games mobile do que com TV e vídeos online”, disse John Cheng, gerente geral da Unity Analytics. “Eles jogam seis vezes por semana e assistem a conteúdo apenas cinco”, completou.

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Durante 2016, o tempo gasto em jogos para celular cresceu 12% no iOS e 9% no Android, respectivamente, com jogadores ficando 30 minutos nos jogos diariamente. Como os consumidores continuam gastando mais tempo jogando em dispositivos móveis, as empresas esperam que o jogo mobile continuará oferendo a comerciantes e desenvolvedores uma oportunidade ainda maior de monetizar essa tendência.

A pesquisa também descobriu que 58% dos gamers mobile jogam jogos de quebra-cabeça, em comparação com 40% que jogam jogos de ação, e 26% jogam jogos de simulação. Jogos de quebra-cabeças não exigem gráficos de alto nível e estão prontos para serem jogados on-the-go.

Os EUA são o único país com mais jogadores no iOS do que no Android. Gamers no SO móvel do Google representam 78% do mercado global, mas o iOS continua gerando mais gastos em geral. Nos EUA, os desenvolvedores lucraram, em média, 45% a mais com um jogador usando o iOS do que o Android, mas, na China, os jogadores do Android valiam oito vezes mais do que os do iOS.

Usuários se engajaram mais com a realidade virtual com mais frequência do que com jogos, filmes ou TV. Os usuários de realidade virtual mobile participaram de 48 sessões por mês, enquanto os usuários de PC/console participaram de 36 sessões mensais.

A receita total com realidade virtual em 2016 foi de US$ 1,8 bilhão, com 6,3 milhões de aparelhos vendidos. Samsung Gear VR saiu como o gadget líder, com 4,5 milhões de dispositivos vendidos devido a uma baixa barreira à entrada (e ofertas promocionais) em comparação com os concorrentes de alto preço, como Oculus.