Tecnologia

26 fev, 2016

Nova IA do Google consegue localizar onde fotos foram tiradas

Publicidade

O Google apresentou nesta semana sua nova IA, a PlaNet, um sistema de aprendizado de máquina que é capaz de identificar onde uma foto foi tirada sem a ajuda de geotags. O sistema foi alimentado com mais de 90 milhões de imagens georeferenciadas em todo o planeta, e treinado para detectar padrões baseados em localização.

Em um teste realizado com 2,3 milhões de imagens georeferenciadas, o PlaNet determinou o país de origem com 28,4% por cento de precisão e o continente de origem em 48% dos casos. Esses números podem não parecer tão impressionantes, mas são superiores ao nível de percepção dos seres humanos.

Leia mais:

Para reconhecer uma foto, o PlaNet analisa cada pixel e compara as informações sua extensa base de dados. Ao comparar padrões, detalhes e referências nas imagens, ele é capaz de identificar onde a foto foi tirada uma precisão impressionante.

Embora o sistema tenha apresentado avanços significativos e os testes com ele tenham sido bem sucedidos, ainda não há uma data para que ele chegue a alguns produtos do Google.

Com informações de MIT Tech Review