Android

19 set, 2014

Nova ferramenta permite utilizar qualquer app Android no Chromebook

Publicidade

Apesar de os Chromebooks serem computadores baratos e versáteis, para muita gente eles ainda são bastante limitados. Para resolver isso, o Google lançou o App Runtime for Chrome, uma ferramenta que, no futuro, deve ser usada para converter boa parte dos aplicativos disponíveis na Google Play Store e transformar os notebooks em máquinas bem mais completas.

A novidade ainda está em fase de testes e, por enquanto, apenas quatro softwares possuem compatibilidade comprovada. Mas um desenvolvedor independente foi além e já está trabalhando em um sistema capaz de converter qualquer aplicativo para os Chromebooks, mesmo que de forma preliminar, e dando uma prévia do que a funcionalidade será capaz de fazer quando for aplicada para todos os produtores de softwares.

O projeto está disponível no GitHub e é chamado de Chrome OS Apk, produzido por Vladikoff. Por meio de um computador com Windows, Ubuntu ou OS X, é possível converter qualquer arquivo de aplicação do Android em uma extensão do Chrome. Ao ser aplicada no computador principal, a sincronização a ativa automaticamente no Chromebook, habilitando seu uso.

Entretanto, há problemas. Como os softwares para o sistema operacional mobile foram feitos para rodar em celulares com touchscreen, nem todos funcionam, enquanto outras funções não apresentam o comportamento esperado. Ainda assim, a ferramenta faz um trabalho básico de converter toques em cliques e também possui suporte para clicar e arrastar e outros movimentos do tipo.

O Google vem trabalhando lado a lado com as desenvolvedoras de alguns dos aplicativos mais populares do Android em busca de maneiras de convertê-los e adaptar sua usabilidade com tela sensível ao toque para os tohchpads disponíveis nos computadores. A ideia é que tudo funcione perfeitamente e que os softwares, apesar de criados originalmente para o mundo mobile, tornem-se experiências tão boas quanto nos Chromebooks.

Com informações de Canaltech