Gadgets

23 set, 2014

Nexus 9 chega em breve e será mesmo fabricado pela HTC, afirma WSJ

Publicidade

Um dos rumores mais recentes aponta a chegada do Nexus 6. Contudo, o grande destaque de hardware da gigante das buscas deve ficar por conta de um poderoso tablet fabricado pela HTC. O Wall Street Journal alega ter conversado com fontes familiarizadas com o assunto que afirmam: o próximo tablet Nexus será anunciado em breve, terá tela de 9 polegadas e será realmente fabricado pela companhia taiwanesa. Os informantes também dizem que engenheiros da HTC fizeram viagens para a sede do Google em Mountain View, nos Estados Unidos, para trabalhar no desenvolvimento do dispositivo.

Os gadgets da linha Nexus foram fabricados por diversas empresas, incluindo Asus, Samsung e LG. Apesar do Google manter uma boa relação todas essas entidades, a estratégia é evitar o monopólio e conseguir firmar novos parceiros. A escolha da HTC para tomar a dianteira na produção do Nexus 9 teria acontecido pelos elogiados smartphones HTC One e HTC One (M8). Dessa forma, não apenas o Google sairia ganhando nessa história, mas também a própria HTC, que tem registrado milhões em dívidas e prejuízos por causa das baixas vendas de aparelhos.

Android L e possíveis especificações

Em junho deste ano, o Google anunciou uma prévia de seu próximo sistema operacional móvel, conhecido atualmente como Android L. A plataforma oferece suporte a 64 bits, e o Nexus 9 deve ser um dos primeiros gadgets a chegar ao mercado com esta novidade.

Especula-se que o tablet venha com um processador NVIDIA Tegra 64-bit de 2,3 GHz e núcleos Cortex-A15, GPU GeForce ULP, 2 GB ou 4 GB de memória RAM, conectividade com suporte para chip MDM9x25 para 4G (LTE), NFC e GPS, sistema operacional Android L e câmeras traseira de 8 MP e frontal de 1,6 MP. A carcaça do gadget seria construída em alumínio, e seu design lembraria uma versão gigante do smartphone Nexus 5, com espessura de apenas 7,9 mm.

Ainda não se sabe exatamente qual será o tamanho da tela do aparelho – acredita-se que será LCD e terá 8 ou 9 polegadas com 1.920 x 1.200 pixels de resolução. Segundo o site da RRA, órgão coreano equivalente à nossa Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um modelo “0P8210000” faz referência a um dispositivo com display de 9 polegadas com certificado de homologação para a HTC, que deve ficar encarregada de fabricar o tablet. Por sinal, esse seria o mesmo aparelho vazado em julho pelo famoso perfil do @evleaks no Twitter.

Quanto ao preço, espera-se que o Nexus 5 chegue ao mercado por aproximadamente US$ 399, como especula o BGR. Aqui no Canaltech, nós já analisamos o Nexus 4, o Nexus 5 e também o Nexus 7. No vídeo abaixo você assiste à nossa opinião sobre o último tablet do Google, lançado no ano passado.

Com informações de CanalTech