DevSecOps

22 jun, 2015

News Lab é a nova ferramenta do Google para jornalistas

Publicidade

O Google apresentou hoje (22) seu novo projeto para ajudar jornalistas a “construir o futuro da mídia”. O chamado News Lab (Laboratório de Notícias, em tradução livre) quer assegurar o acesso à informação de qualidade em todos os lugares. Basicamente, o que o Google quer é criar um ecossistema confortável para jornalistas, blogueiros ou qualquer pessoa profissionalmente envolvida na narrativa de histórias online. Mas o fato é que o News Lab vai ajudar a concentrar toda a informação dentro do ecossistema do Google e não apenas em redes sociais, como o Facebook e Twitter.

Para atingir seu objetivo, o Google lançou três novidades: tutoriais para que jornalistas aprendam a lidar com produtos do Google, como YouTube, Google Maps, Google News, entre outros; Google Trends reformulado para fornecer dados em tempo real e programas voltados para o futuro dos meios de comunicação, onde o Google irá trabalhar com parceiros para construir uma série de programas voltados para imaginar o futuro das notícias e informações, bem como para capacitar novas vozes da mídia.

A gigante da internet também está de olho nas notícias geradas pelos cidadãos e, para atingir esse público, lançou três novos projetos:

  • First Draft: líderes e pioneiros no jornalismo das redes sociais estão se unindo com o News Lab para criar recursos educacionais sobre como descobrir a importância do conteúdo das notícias geradas pelos usuários.
  • Witness Media Lab: projeto criado em parceria com inovadores dos campos de tecnologia, defesa e jornalismo que visa produzir uma série de projetos que se concentram em lutas pelos direitos humanos vistas pela perspectiva de quem as vive ou testemunha. O primeiro projeto vai explorar o impacto causado no espectador por vídeos relacionados à brutalidade policial nos Estados Unidos.
  • YouTube Newswire: em parceria com a agência de notícias sociais Storyful, o Google lançou essa ferramenta que consiste em um feed com os vídeos midiáticos mais populares do dia, com curadoria da equipe de editores do Storyful.

O Google afirma que o News Lab é um esforço global, mas por enquanto está disponível apenas nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha.

***

Com informações de Google Blog