Tecnologia

2 set, 2014

NASA está projetando um sistema de controle de tráfego aéreo para drones

Publicidade

Cada dia vemos mais sinais de que os drones estão vindo para ficar. São tantas as aplicações em que estas aeronaves podem ser úteis que, invariavelmente, precisaremos de mecanismos de controle de tráfego aéreo só para elas. E a NASA já está trabalhando em um sistema do tipo, revelado para o The New York Times.

nasa-drone-atc-2014-09-02-01

A ideia da NASA é criar uma tecnologia autônoma, que dependa pouco ou nada de interferência humana. Com o sistema, os drones serão instruídos a voar em alturas entre 120 e 150 metros de altitude. Caberá ao conjunto de algoritmos definir a posição de cada aeronave para evitar colisões entre elas, assim como para fazê-las desviar de prédios, torres de celular ou qualquer outro obstáculo fixo. Obstáculos móveis também poderão ser contornados.

Para cumprir o que promete, o sistema será alimentado com uma série de dados fornecidos em tempo real: condições climáticas, identificação de espaços de exclusão (como aeroportos e proximidades de prédios governamentais), tráfego aéreo da região e assim por diante. A NASA explica que uma rajada de vento mais forte pode fazer um drone se chocar contra um prédio, por exemplo.

Mas, segundo o Dr. Parimal Kopardekar, líder do projeto, a tecnologia deverá ter mais utilidade em áreas rurais. Drones poderão ser usados para monitorar plantações extensas ou, tal como propõe o Project Wing, levar pacotes para pontos distantes (equipamentos para trabalhadores que estejam longe do prédio administrativo de uma fazenda, por exemplo).

É claro que este cenário demorará alguns anos para se tornar realidade. Além das questões tecnológicas, a exploração comercial de drones dependerá de legislação específica em cada país.

Enquanto isso, a NASA faz a sua parte. A equipe do Dr. Parimal Kopardekar já está realizando testes para o sistema em Mountain View, nos Estados Unidos. Sim, é a mesma região que acolhe a sede do Google. Apesar da proximidade, não há informação sobre o envolvimento da empresa no projeto.

***

Com informações de Engadget