Desenvolvimento

25 out, 2010

MS desiste do desenvolvimento de IronPython e IronRuby

Publicidade

A Microsoft informou que não vai mais trabalhar no desenvolvimento do IronPython e do IronRuby, que ficarão sob responsabilidade da comunidade open source.

Muitos consideraram a decisão surpreendente, como Jimmy Schementi, desenvolvedor-chefe do IronPython, que, pouco depois de sair da Microsoft no início de agosto passado, expressou desapontamento sobre o fato de sua equipe ter sido reduzida pela metade em apenas um ano. Segundo o desenvolvedor, essa era a razão de a equipe necessitar de tanto tempo para finalizar o trabalho de suporte do Visual Studio para o IronPython. É provável que essa também tenha sido a causa de o suporte IDE no Visual Studio para IronRuby ter ficado indisponível por um longo tempo. 

Futuramente, o desenvolvimento de IronPython será liderado pelo programador-chefe do Mono, Miguel de Icaza, e por Michael Foord, Jeff Hardy e Schementi. Schementi e Icaza também irão coordenar o desenvolvimento contínuo do IronRuby. Todos eles já haviam se envolvido nos projetos. A diferença, agora, para a comunidade é que eles podem realizar alterações para as implementações sem a influência da Microsoft. Dessa forma, os programadores da Microsoft irão se envolver, no máximo, nos projetos em uma base não-oficial.

O objetivo dos desenvolvedores é liberar o IronPython 2.7 antes do final do ano.

Criados há seis anos, IronRuby e IronPython foram os principais projetos da Microsoft para o ambiente Dynamic Language Runtime (DLR) para linguagens de script dinâmicas em . NET 4. As ferramentas de desenvolvimento para os projetos estão disponíveis como código aberto sob a licença Apache.

Com informações de Under-Linux