Tecnologia

20 nov, 2014

Mozilla vai trocar Google por Yahoo! como buscador padrão do Firefox

Publicidade

A Mozilla anunciou uma parceria de cinco anos com o Yahoo! que prevê que o Google deixará de ser a ferramenta de buscas padrão do navegador, pelo menos nos Estados Unidos. O acordo prevê outras prováveis integrações entre os produtos, mas isso só será detalhado em um futuro próximo. A mudança deve acontecer a partir de dezembro.

mozilla-google

A notícia é bastante significativa para o Yahoo!, que atualmente está distante da popularidade do Bing e ainda mais afastado do líder isolado de mercado, o Google. Apesar de o Firefox ter perdido mercado nos últimos anos, ainda é o meio usado por 17% dos usuários de internet para navegação. São cerca de 100 bilhões de buscas por ano, algo que pode ajudar bastante o Yahoo!.

Curiosamente, as notícias também são positivas para a Microsoft, já que a empresa mantém desde 2009 um acordo que dita que o buscador do Yahoo! utilize o motor de buscas do Bing. Então, a empresa responsável pelo Windows também ganha com o possível crescimento do Yahoo!.

Na Rússia, o Yandex passará a ser o buscador padrão. O fim do acordo com o Google também prevê outras parcerias locais, significando que o Brasil poderá ter seu próprio padrão.

Como em todos os navegadores, o usuário continuará tendo a possibilidade de utilizar o buscador que preferir – basta ajustar as configurações para mudar o padrão.

Os valores do acordo não foram revelados.

Com informações de Olhar Digital