Mobile

6 set, 2013

Mozilla vai dar smartphones com Firefox OS para desenvolvedores que adaptarem apps à plataforma

Publicidade

Com o objetivo de atrair desenvolvedores para o Firefox OS, a Mozilla vai distribuir um smartphone gratuitamente para desenvolvedores que adaptarem um app de iOS ou Android para o Firefox OS.

firefox-os

Os interessados que tenham algum aplicativo publicado na App Store ou na Google Play Store só precisam adaptá-lo para rodar em HMTL 5 no Firefox OS, se cadastrarem neste site e enviarem o app para a Mozilla. A fundação vai avaliar o app, colocá-lo à disposição para usuários do Firefox OS baixarem, e enviará um smartphone para os desenvolvedores. Há um limite de um smartphone para cada app.

A fase atual representa a a segunda do programa de apps para o Firefox OS. Em maio, na primeira fase, a fundação distribuiu smartphones para quem criasse apps novos para o sistema. Agora, a meta é levar o que já existe em outras plataformas para o Firefox OS.

Os smartphones com o sistema operacional móvel da Mozilla começaram a ser vendidos na Colômbia e Venezuela no começo de agosto. Os modelos são básicos, como o ZTE Open, que custa o equivalente a R$ 240. O foco inicial do Firefox OS são aparelhos de baixo custo, já que o objetivo da Mozilla é levar o sistema operacional para quem não tem condições de comprar um smartphone. Assim que ele se consolidar, modelos mais robustos serão produzidos.

O Brasil estava na lista dos primeiros países a receberem o Firefox OS, mas ele só deve chegar no último trimestre deste ano.

Com informações de Gizmodo