DevSecOps

22 mai, 2015

Mozilla inicia testes do Firefox para iOS

Publicidade

O Firefox parece estar prestes a chegar aos celulares e tablets com iOS. Mas, antes de falar em datas de lançamento e efetivamente disponibilizar o download para todos, a Mozilla deseja experimentar com o navegador, e para isso, está recrutando pessoas interessadas em atuar como Beta testers.

Os possíveis participantes foram selecionados aleatoriamente entre aqueles que já utilizam o navegador em outros dispositivos, como computadores ou aparelhos mobile com Android. Quem respondeu positivamente à possibilidade de experimentar o Firefox em um gadget com iOS 8 foi instruído a aguardar por um link para baixar a Beta, que deve trazer uma experiência semelhante à dos PCs também para os equipamentos da Apple.

42.13085-Mozilla-Firefox

Isso se traduz, por exemplo, na conectividade entre diversas versões por meio da conta de usuário. Assim, será possível acessar o mesmo histórico e lista de favoritos em qualquer aparelho, além de outras funções de sincronização que abrangem não apenas o PC, mas também o Firefox para Android. Como toda Beta, claro, ela também deve ter seus bugs e travamentos, e é justamente esse tipo de coisa que a Mozilla deseja conhecer e evitar no lançamento para todo o público.

A novidade marca, inclusive, uma mudança de postura da organização em relação ao iOS. Por anos, a Mozilla afirmava na imprensa que jamais lançaria uma versão para o sistema operacional da Apple pelo fato de a empresa não permitir o uso de engines proprietárias. Agora, tudo mudou, e o navegador para iPhones e iPads deve rodar em cima do WebKit e do Nitro JavaScript, ao mesmo tempo em que traz uma “experiência Firefox”, nas palavras dos desenvolvedores.

Mais do que isso, a mudança parece ter a ver com a fixação da marca junto ao mundo mobile. Apesar de reconhecida nos computadores, a Mozilla fica bem para trás quando o assunto é esse segmento, tendo apenas uma parcela de 0,58% de market share nos celulares e tablets, bem atrás do Chrome (30,06%) e do Safari (39,49%). O lançamento do Firefox OS, seu sistema operacional de código aberto, também patina no mercado, o que acabou levando a organização a testar outros territórios.

Por enquanto, a Mozilla não falou em uma previsão de lançamento do Firefox para iOS nem disse quando e como os testes Beta serão realizados. Mas como a iniciativa faz parte de um esforço de reorganização da companhia, que envolve um novo diretor e campanhas de marketing extremamente focadas, é bem possível que todo esse desenvolvimento seja acelerado e a gente veja o navegador dando as caras bem em breve.

***

Com informações de Canal Tech