Software

31 jul, 2015

Mozilla ataca Windows 10 por dificultar troca do navegador padrão

Publicidade

Chris Beard, CEO da Mozilla, publicou uma carta aberta endereçada a Satya Nadella, executivo máximo da Microsoft criticando “o movimento agressivo para passar por cima da escolha dos usuários” no novo sistema, que dificulta a mudança de navegador padrão.

Até a chegada do Windows 10, era muito mais fácil definir um novo navegador padrão. Agora, é necessário acessar as configurações do sistema e procurar pela ferramenta que permite modificar qual é o seu browser principal, algo que as pessoas com pouco conhecimento técnico podem não ser capazes de fazer. Os navegadores até podem levar automaticamente o usuário para a página que permita fazer a opção por um novo padrão, mas é necessário rolar a barra e procurar pela alternativa preferida.

Windows-10-Mozilla

“Agora leva o dobro de número de cliques, rolagem pelo conteúdo e alguma sofisticação técnica para que as pessoas possam reafirmar as escolhas que elas fizeram em versões anteriores do Windows”, acusa Beard. “É confuso, difícil de navegar e fácil de ficar perdido”.

A reclamação também aponta para o fato de que a instalação do Windows 10, por padrão, já muda o browser principal do usuário para o Edge, favorecendo a Microsoft. Se o usuário estiver atento, ele até pode desmarcar esta alternativa, mas a tendência é de que a maioria das pessoas com o novo sistema instalado no PC terá o sucessor do Internet Explorer como padrão.

Com informações de Olhar Digital