DevSecOps

2 dez, 2016

Mir pode ajudar Ubuntu a se tornar uma boa plataforma para todas as tecnologias

Publicidade

Nesta semana, em um artigo no Insights, um dos engenheiros da Canonical e do Mir falou sobre o novo servidor gráfico e como ele pode mudar a forma coma as distribuições Linux se relacionam com dispositivos embarcados, quiosques, convergência e muito mais.

O Mir é o novo servidor gráfico da Canonical para substituir o X, e ele é comumente associado ao Unity 8, nova interface que a empresa vem trabalhando para o Ubuntu. No entanto, ele não foi feito para funcionar apenas no sistema da Canonical, mas por qualquer distribuição.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/ubuntu-16-10-ja-esta-disponivel-para-download/,https://imasters.com.br/noticia/docker-e-canonical-se-unem-no-cs-docker-engine-para-milhoes-de-usuarios-do-ubuntu/]

Além disso, ele pode ser usado em várias camadas de operação diferentes, já que ele foi construído para várias funções, como ser utilizado como interface para dispositivos embarcados com painéis visuais e para máquinas que serão usadas como quiosques. Isso torna o servidor convergente não apenas entre desktop e mobile, mas para praticamente qualquer aparelho.

O servidor gráfico atual, o X, vem sobrevivendo devido a adaptações e “enxertos” para suportar as novas tecnologias – quando o X foi criado, os computadores eram utilizados de formas muito diferentes das atuais.

Segundo o site DioLinux, tanto o Mir quanto o Wayland ainda estão em desenvolvimento pleno e com dificuldades para usar drivers proprietários, principalmente por causa das fabricantes de placas. Entretanto, o Mir já vem dando conta do recado nos dispositivos móveis, o que pode ser um indicativo de sucesso de implementação.