Mobile

1 mar, 2016

Ministério da Justiça lança concurso que premiará apps móveis contra corrupção

Publicidade

O Ministério da Justiça lançou um concurso para premiar aplicativos mobile que visam dar maior transparência aos repasses de recursos públicos. Os três aplicativos melhor colocados na seleção vão receber o incentivo de R$ 10 mil. O primeiro colocado terá ainda R$ 30 mil para desenvolver o app.

“O concurso é voltado para desenvolvedores, programadores, projetistas, designers, pesquisadores, enfim, pessoas com afinidade em tecnologia da informação, e que queiram contribuir com seu conhecimento no combate à corrupção, participando, desta forma, da execução de políticas públicas realizadas por meio de convênios e transferências, facilitando o entendimento acerca de dados a elas relacionados e a fiscalização dessa execução de modo colaborativo entre Estado e sociedade”, explica o Ministério.

Saiba mais:

Podem participar equipes formadas por até 5 pessoas – tendo pelo menos uma mulher. As inscrições são feitas pela internet até 14 de abril. É preciso apresentar um vídeo de até dois minutos sobre o projeto e um protótipo da solução de software que atenda o edital as premissas colocadas:

  • Tradução dos dados de convênios e transferências para uma linguagem acessível ao cidadão;
  • Possibilidade de seleção, por parte do cidadão, das informações que impactem seu cotidiano;
  • Aumento da participação popular no acompanhamento e fiscalização da execução física das políticas públicas implementadas por meio de convênios e transferências;
  • Utilização, por parte governo, da informação coletiva a ser gerada pela solução.
  • Maior permeabilidade da gestão pública ao desenvolvimento livre e colaborativo, tornando-a mais transparente e acessível.