Cloud Computing

12 set, 2014

Microsoft vai liberar streamings ao vivo pelo Azure

Publicidade

A Microsoft decidiu ingressar no segmento de streaming e vai apostar na sua infraestrutura de cloud computing para lançar seu próprio serviço de vídeo ao vivo, chamado de Live Streaming.

Em fase de testes desde o ano passado, quando aconteceram as Olímpiadas de Inverno de Sochi, na Rússia, a nova atribuição da divisão Media Services do Azure entra agora em preview público, depois de uma utilização vista como bem-sucedida na Copa do Mundo. Assinantes do serviço podem testar a função, que promete conexões mais rápidas, menos oscilação de qualidade e uma infraestrutura completa para transmissão e armazenamento de imagens.

De acordo com a Microsoft, o serviço se manterá funcional em 99,9% do tempo, operando com até 200 Mbps de velocidade para cada transmissor. A plataforma também conta com opções de codificação que permitem ao espectador escolher a qualidade que melhor se adequa à sua conexão, além de proteções DRM que evitam que o conteúdo seja pirateado ou copiado sem a autorização dos autores.

Os preços variam de acordo com a quantidade de dados trafegados. Os primeiros 5 TB enviados saem por R$ 4,58, com valores que vão caindo quanto mais transmissões são realizadas. É Os preços podem ser encontrados no site oficial do serviço.

O Azure Live Streaming tem foco voltado para usuários corporativos, o que pode ser visto como um aspecto pouco comum no mercado atual. Dessa forma, a Microsoft acredita que se coloca um passo à frente de concorrentes, como a Amazon, que possui seus sistemas de computação na nuvem, mas parece mais disposta a focar no utilizador final com a recente aquisição do Twitch.

Mais do que isso, é mais uma oportunidade para acumular novos clientes e manter aqueles que já são, evitando que eles tenham que fazer assinaturas adicionais de novos serviços e acabem levando todo o seu uso para a concorrência. Assim, empresas de mídia e marketing, por exemplo, podem integrar suas contas de cloud computing ao Live Streaming para realizar todas as ações em um só lugar.

Com informações de Canaltech