Tecnologia

8 jul, 2013

Microsoft vai encerrar MSN TV no dia 30 de setembro

Publicidade

A primeira tentativa da Microsoft de levar a Internet às televisões está chegando ao fim, já que o serviço MSN TV será encerrado no dia 30 de setembro.

msntv

A página da MSN TV possui um FAQ que fala sobre o que o encerramento significa para os clientes remanescentes do serviço. Depois de 30 de setembro, os assinantes da MSN TV poderão ir ao Outlook.com para pegar e-mails, contatos e outras informações que eles tiverem armazenadas em suas contas.

A ideia começou com a WebTV, fundada em 1995 por Steve Perlman, que depois lançou o serviço de streaming de jogos OnLive. Os primeiros set-top boxes da WebTV foram disponibilizados pela Sony e pela Philips em 1996, junto com o serviço WebTV, que dava um acesso simples a e-mail e à Internet através de um modem e uma linha telefônica.

Em 1997, a Microsoft adquiriu a WebTV por US$ 425 milhões e tentou expandir o serviço. Apesar de a empresa ter lucrado um pouco com o serviço por um tempo, graças principalmente aos usuários que precisavam de uma assinatura mensal para acessar o serviço, a Microsoft não conseguiu acompanhar as mudanças nas formas como as pessoas estavam acessando a Internet via conexões de banda larga combinadas com laptops e desktops mais baratos.

Em 2001, a Microsoft rebatizou o serviço de MSN TV e, em 2004, lançou o serviço de software e hardware MSN TV2. Entretanto, já era tarde e a empresa rapidamente parou de vender o produto de hardware, embora ele tenha continuado funcional para usuários existentes.

Recentemente, a Microsoft mudou seu foco dos set-top boxes para o Xbox e o console Xbox One, o que representa a tentativa mais recente da empresa de mesclar a Internet com a experiência da TV.

Com informações de Neowin