Back-End

28 nov, 2016

Microsoft trabalha em nova linguagem de design para Windows 10

Publicidade

A Microsoft fez vários ajustes em sua linguagem de design nos últimos anos, começando com o Windows 8 e evoluindo para o que agora conhecemos como “Microsoft Design Language 2” ou MDL2 no Windows 10. Com o MDL2 sendo a linguagem de design atual usada em todo o Windows 10, a Microsoft tem planos de começar a utilizar uma linguagem de design muito mais simplificada com o Redstone 3, chamada de Project NEON.

Cassim Ketfi, do site Numerama, confirmou essa informação e afirmou que ouviu o Project NEON ser chamado de “basicamente um Metro 2”. O Metro foi muito popular na época do lançamento do Windows 8, pois definia todos os princípios e diretrizes para os apps do sistema e do Windows Phone.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/microsoft-tem-planos-de-investir-em-um-novo-smartphone/,https://imasters.com.br/noticia/microsoft-amplia-investimentos-para-criar-computador-quantico/]

De acordo com as fontes do site Windows Central, o Project NEON está em desenvolvimento há mais de um ano internamente na Microsoft. Ele é baseado na linguagem de design introduzida com o Windows 10, com suas interfaces simples e limpas.

Os detalhes ainda são escassos, mas a nova linguagem vai permitir a adição de mais animações e transições, com o objetivo geral de tornar a interface do usuário muito fluida e “bela” em comparação com a UI atual, quase estática, com o MDL2.

Aqueles que já desenvolvem para Windows 10, e estão acostumados com o MDL2, não precisam se preocupar: o Numerama afirma que o Project NEON chegará para acrescentar ao MDL2, e não substitui-lo. Ou seja, será possível continuar usando a MDL2 e ir acrescentando novidades de design aos projetos aos poucos.

O Project NEON vai começar a ser liberado junto com o Redstone 3, que deve ser lançado no segundo semestre de 2017. Já os participantes do programa Insiders poderão ter acesso antecipado à novidade entre abril e maio.