DevSecOps

1 fev, 2016

Microsoft testa instalação de data centers no fundo do oceano

Publicidade

A Microsoft está investindo no Project Natick, que visa a possibilidade de instalar seus centros de armazenamento e gerenciamento de dados centenas de metros abaixo do nível do mar. A notícia foi dada pelo jornal norte-americano New York Times.

Os testes vem sendo feitos no Oceano Pacífico, próximo à Califórnia. O protótipo é uma cápsula de aço com mais de 100 sensores (que mediam pressão, umidade, temperatura e movimento, por exemplo) que era controlado pelo escritório da Microsoft.

A empresa pretende continuar seus testes fazendo um novo servidor subaquático cerca de três vezes maior que o último protótipo. Para ele, a Microsoft já pretende trabalhar em parceria com alguma empresa disposta a armazenar seus dados lá.

Leia mais:

No entanto, o ambiente submarino ainda apresenta muitos problemas. COmputadores operando nesses data centers precisariam durar cerca de cinco anos sem manutenção, que é o tempo para o qual as cápsulas são projetadas. Atualmente, os servidores dificilmente aguentam tanto tempo assim.

Ainda resta saber, também, se a medida não gera nenhuma preocupação ambiental.