Desenvolvimento

3 dez, 2014

Microsoft revela novidades para Imagine Cup 2015

Publicidade

A Microsoft anunciou ontem algumas novidades na etapa brasileira da Imagine Cup, Copa do Mundo da Computação realizada todos os anos pela empresa.

De acordo com a Microsoft, a final brasileira do torneio, que terá novamente o apoio do Brasdesco, voltará a ter um evento presencial, e Curitiba, no Paraná, foi escolhida para sediá-lo, em abril de 2015.

imagine-cup

O Brasil tem se destacado na Imagine Cup como um dos países com maior número de inscrições e também com bons projetos em diferentes categorias. “A Imagine Cup é uma porta para que jovens consigam mostrar boas ideias usando tecnologia e até mesmo para transformá-las em negócios. Queremos que um número cada vez maior de brasileiros tenha acesso a essa oportunidade”, disse Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil.

O apoio do Bradesco vai ser importante para a realização de turnês que vão apresentar a Imagine Cup para estudantes de diferentes regiões do país, atraindo mais projetos inovadores de tecnologia. Essa caravana já passou por quatro estados do Nordeste, além de cidades no Paraná e no Rio Grande do Sul, e agora ganha novo fôlego para chegar a outros locais.

A escolha de Curitiba para sediar a final da etapa Brasil da Imagine Cup está ligada à crescente onda de inovação na cidade, além do fato de o município ter marcado presença em edições anteriores do evento. A cidade teve representantes na final mundial do torneio em 2011 (Nova York) e 2014 (Seattle).

As inscrições para a Imagine Cup estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial. Qualquer estudante com mais de 16 anos pode participar da competição. A Imagine Cup se divide em três categorias: Cidadania Mundial, Jogos e Inovação. As equipes que conquistam o primeiro lugar em cada uma delas levam um prêmio em dinheiro de US$ 50 mil. Mais de 200 mil estudantes brasileiros já participaram da Imagine Cup desde 2007.

A Microsoft também anunciou a criação de um novo Centro de Inovação da Microsoft (MIC, na sigla em inglês) em Curitiba. O projeto será feito em parceria com a PUC do Paraná e o estúdio de games Signum.

Com esse novo centro, Curitiba passa a abrigar dois MICs, um reflexo do ambiente de fomento à inovação percebido pela Microsoft no município. O outro Centro de Inovação foi inaugurado em outubro de 2013 e funciona em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Além de Curitiba, a única cidade brasileira a abrigar dois Centros de Inovação Microsoft é Recife, em Pernambuco. Ao todo, a Microsoft passa a contar com 13 MICs no Brasil.

O novo MIC de Curitiba é o primeiro lançado dentro de uma visão introduzida pela Microsoft sobre mobilidade e nuvem em primeiro lugar (mobile-first, cloud-first). O Centro será focado em produção de jogos, projetos de nuvem, além de estar conectado a uma aceleradora de startups.