Gadgets

16 fev, 2016

Microsoft registra patente de PC modular

Publicidade

A Microsoft patenteou um “dispositivo de computação modular” que pode permitir que as pessoas montem um PC com as peças que quiserem. Assim, seria possível substituir certas partes em vez de forçar as pessoas a comprarem novos computadores inteiros quando querem atualizações.

A Microsoft registrou a patente em julho de 2015, e ela foi publicada em 11 de fevereiro. Um dos autores da patente, Tim Escolin, é um designer industrial sênior na equipe de dispositivos e acessórios Surface da Microsoft.

Leia mais:

Hardware modular tem sido uma área de algum interesse para a Microsoft, e a empresa recentemente lançou o controle modular Xbox One Elite em parceria com a SCUF Computing.

Na CES de 2014, a Microsoft ajudou a promover a Razer, fabricante de jogos de PC de conceito, para um PC modular chamado Projeto Christine. Mas, dois anos depois, o sistema ainda não está disponível para os consumidores. Em setembro do ano passado, a Acer apresentou um PC modular chamado de Revo Construir Mini PC, a um custo de US$ 225.

Talvez o mais proeminente projeto modular seja a série de smartphones Project Ara, do Google. A gigante das buscas tem colaborado com Phonebloks em crowdfunding no Project Ara.

De acordo com o Venture Beat, a vantagem dessa patente é que a montagem do PC modular é simples, acessível e intuitiva, ao fazer uso de encaixes magnéticos.

Microsoft-modular-pc

A patente também inclui uma tela, uma bateria removível, um processador, uma placa gráfica, memória, armazenamento, alto-falantes, e um elemento de comunicação sem fio (que poderia ser um componente de reconhecimento de gesto ou uma unidade de projeção holográfica).

Questionada pelo site, a Microsoft não comentou sobre a patente.