DevSecOps

8 jun, 2015

Microsoft planeja adicionar SSH ao Windows

Publicidade

A Microsoft está planejando adicionar o serviço SSH ao Windows. Até agora, os administradores que utilizam o SO para acessar sistemas Unix e Linux precisam realizar download de um terceiro software cliente SSH, como o Putty, para poder acessar os servidores remotamente através do protocolo Secure Shell ou Shell Session (mais conhecido como SSH). Para evitar isso, a Microsoft finalmente decidiu trazer o cliente OpenSSH para os servidores Windows.

windows-ssh

A equipe PowerShell da Microsoft anunciou que a empresa vai apoiar e contribuir com a comunidade OpenSSH com um esforço para oferecer o melhor suporte para SSH nas soluções de software e Windows PowerShell SSH. Assim, a próxima versão do Windows PowerShell – o shell de linha de comando e linguagem de script -, vai permitir que os usuários gerenciem computadores Windows e Linux via SSH.

O SSH é basicamente projetado para oferecer a melhor segurança ao acessar outro computador remotamente. Ele não só criptografa a sessão remota, como também oferece recursos para a transferência segura de arquivos e encaminhamento de porta de rede.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft planeja adotar SSH no Windows. A empresa já havia tentado  inserir o protocolo Secure Shell para ser usado dentro do Windows duas vezes, mas não foi capaz de implementá-lo.

No entanto, o projeto ainda está na fase inicial e ainda não há nenhuma data de lançamento definida.

Com informações de Virtx