DevSecOps

30 nov, 2015

Microsoft oferece ferramenta para identificar sistemas inúteis

Publicidade

A Microsoft apresentou uma oferta de PUA (potentially unwanted applications) para identificar sistemas inúteis em seu software. Os PUA são aqueles sistemas que, uma vez instalados, entregam outros sistemas sem o conhecimento dos usuários, propaganda via internet, sequestra configurações de mecanismos de busca, ou enviam diversos pedidos de pagamentos falsos. A novidade está alinhada a suas ofertas de produtos de segurança.

A nova capacidade está disponível no System Center Endpoint Protection (SCEP) e Forefront Endpoint Protection (FEP) como uma opção para ser habilitada por administradores de sistema. As assinaturas estão incluídas nas definições de update e proteções de cloud, não tendo a necessidade de nenhuma configuração adicional.

“Esses sistemas podem aumentar o risco de as redes serem infectadas com malware, trazer problemas e infecções difíceis de identificar, podem desperdiçar tempo dos times de suporte, e atrapalhar as rotinas de trabalho dos usuários”, escreveram especialistas da Microsoft, em um blog.

Leia mais:

A fabricante recomenda que a ferramenta seja habilitada depois da criação de uma política corporativa que explique porque as aplicações potencialmente indesejadas são proibidas de serem instaladas.