Desenvolvimento

4 abr, 2014

Microsoft libera código de biblioteca do Windows para JavaScript

Publicidade

A Microsoft liberou ontem o código do WinJS, sua biblioteca para JavaScript do Windows. Com a medida, anunciada durante a Build deste ano, a vida dos desenvolvedores deve ficar mais fácil, já que eles poderão ajudar na criação de aplicativos para múltiplas plataformas, sejam navegadores, como Chrome e Firefox, ou sistemas móveis, como Android e iOS.

winjs

O nome da biblioteca até pode remeter a uma variação de JavaScript feita pela Microsoft, mas trata-se de uma série de ferramentas. Segundo o executivo Paul Gusmorino, a empresa está longe de “querer ter uma versão própria de algo que vocês já têm”, referindo-se aos desenvolvedores que criam em JavaScript. “Nosso objetivo é contribuir com algo novo, que solucione problemas que as pessoas realmente têm”.

As funcionalidades presentes na WinJS são usadas “para ativar componentes avançados e controles na interface do usuário”. A medida deve reduzir bastante o número de mudanças que um programador precisará fazer antes de levar sua aplicação a outro sistema, já que o resultado será válido, em teoria, para tudo.

O WinJS foi lançado em 2011 e era voltado inicialmente apenas para a criação de aplicativos para Windows 8 baseados em JavaScript, CSS e HTML5. De acordo com um post no blog da empresa, a primeira versão da biblioteca garantiu aos desenvolvedores uma “infraestrutura de alta qualidade, que incluía controles de página e ligação de dados”, além de recursos relacionados à UI, por exemplo.

Uma edição 2.0, com mais funcionalidades, foi lançada junto com o Windows 8.1, e a evolução do framework logo ampliou seu foco para o Xbox One e para o Windows Phone.

Na Build, a Microsoft chegou a demonstrar o funcionamento de alguns dos recursos do WinJS, mas admitiu que alguns problemas ainda precisam ser corrigidos. A compatibilidade com os outros navegadores ainda não está 100%, e falta melhorar a integração com Angular, jQuery e outros frameworks JavaScript.

O repositório da biblioteca está disponível no GitHub. O framework pode ser testado neste link.

Com informações de Info